quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pintura Facial - Profª Josy Martins











Um comentário:

  1. Belíssimo trabalho do CEMA em prol do desenvolvimento cultural de nossas crianças. Anexo um projeto de oficina na área de literatura infantil para vossa apreciação, caso haja interesse entrem em contato..Grato e parabéns pelo cuidado e amor dispensados às vossas crianças.
    Miguel Galli/Ribeirão Preto



    "PROJETO LITERATURA DE CORDEL"


    1. Área – Literatura


    2. Nome do Projeto – “ LITERATURA DE CORDEL“


    3. Introdução – Criação de “livrinhos” de cordel à maneira nordestina, adaptado à cultura paulista, regional, ou local. 4.Objetivo - O objetivo primeiro do projeto é o de estimular a criança à leitura e à introdução ao mundo lúdico dos livros de cordel, de forma criativa e valorizando a cultura nacional, regional ou local.

    5.Justificativa – Com o surgimento de novas tecnologias como vídeo games e Internet, a leitura, mesmo que de gibis, tão populares, deixou de ser uma diversão para crianças e adolescentes, desestimulando a leitura, e relegando à estante, os livros, tão preciosos e instrumentos de formação de caráter e de cultura. Nossos valores culturais, eventos, lendas, personagens e acontecimentos, estão diluídos em um oceano de massificação global de forma absurda, e se antes existia o recurso da “decoreba” em aulas de história ou geografia e português, hoje nem isto existe mais. Acreditamos que CRIANDO seus próprios “livros”, a criança irá se interessar pela literatura, e mesmo depois de prontos, exibindo em praças publicas ou escolas, em barbantes, à moda nordestina, esta criança sinta e perceba o valor da cultura “escrita”, e tenha a noção exata do valor do livro como veículo primordial de comunicação e cultura. A simetria poética e a xilogravura, comuns no cordel “adulto” são explicadas, incentivadas, mas adaptadas a realidade intelectual da criança.

    6.Desenvolvimento e Cronograma - Basicamente já no inicio do curso, a criança tem contato com livros de cordel verdadeiros, e irá conhecer o espaço da literatura “artesanal” que valoriza a cultura brasileira. Explica-se a origem e o valor deste instrumento de comunicação popular, e seu valor em nossa cultura. Apresenta-se os recursos e materiais para a confecção dos livrinhos e dá-se início à idéia e discussão dos assuntos e temas individuais e coletivos para a confecção dos livros de cordéis iniciais. Resgatamos de imediato a cultura local e regional.

    7.Carga Horária - A carga horária normalmente compreende três horas por turma, havendo a possibilidade de aulas em todos os dias da semana ou não, de acordo ao cronograma do estabelecimento que irá disponibilizar a oficina.

    8.Público Alvo – Crianças na idade de oito anos em diante, alfabetizadas ou em processo de alfabetização.

    9.Forma de Seleção - A seleção de inscritos fica à cargo do pessoal capacitado.

    10.Recursos Materiais - O material utilizado é simples. Barbante, canetinhas coloridas, papel sulfite, prendedor de roupas e um grampeador



    Ribeirão Preto, 10/dezembro/2009


    Miguel Galli

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